REGULAMENTAÇÃO EXTREMA

O presente regulamento pode ser corrigido, modificado ou melhorado em qualquer altura pela Organização, bem como quaisquer outros dados, regras ou secção no sentido de optimizer a corrida.O acto de registo implica o acordo do participante com estes regulamentos.

Estes regulamentos devem ser estritamente cumpridos por todos os participantes no evento denominado HUEX EXTREMA.Qualquer incidente não aqui coberto sera resolvido pelo Júri da HUEX EXTREMA, o Director Desportivo do evento, um Membro da Organização e um Representante dos Corredores.

O evento HUEX é organizado pela TerraIncognitaGlobal SL.

O HUEX EXTREMA é um concurso de ciclismo de montanha que terá lugar na provincial de Huelva.

O HUEX EXTREME tem duas modalidades: EXTREME e MARATHON.

O HUEX EXTREMA terá lugar no sábado 25 de Março de 2023 no município de Cortegana, Huelva, com uma distânciade183kms. O INÍCIO da corrida é às 7:45h da manã na praça principal de Cortegana. A chegada está localizada na cidade de Ayamonte e está aberta até às20:30.

A HUEX MARATHON é uma corrida menos exigente fisicamente que terá lugar no sábado 25 de Março de 2023no município de El Granado, com uma distância de 77kms. OINÍCIO da corrida é às 10:00h da manhã na praça principal de El Granado. A chegada está localizada na cidade de Ayamonte e está abertaatéàs 20:30.

O HUEX EXTREME érealizado com absolute respeito pelo ambiente.

Os participantes devem respeitar o ambiente em que se realize o evento e manter o ambiente limpo. Para o efeito, devem comer e beber COLOCANDO OS RESÍDUOS NOS CONTENTORES previstos para o efeito.

INCUMPRIR COM ESTE PONTO IMPLICARÁ A DESQUALIFICAÇÃO IMEDIATADA DO PREVARICADOR, que poderá ser desqualificado por uma simples declaração de qualquer membro da equipa organizadora da Corrida.

Os participantes serão desclassificados do concurso se apresentarem comportamentos violentos ou largarem lixo na natureza. É obrigatório respeitar as culturas sgrícolas, o gado e a propriedade privada em geral.

Os participantes serãoresponsáveis por quaisquer danos causados em resultado de tal comportamento.

É estritamente proibido receber assistência externa ou refrescamentos durante a corrida for a dos pontos fornecidos pela Organização: estes coincidirão com os pontos oficiais de refrescamento da corrida.

A participação no HUEX EXTREME implica ter 18 anos à data do evento. No caso do HUEX MARATHON, está aberto a maiores de15anos com a utorização dos pais ou tutores.

A participação estará aberta a todos aqueles que formalizarem correctamente tanto o REGISTO como o pagamento estipulado para as corridas.

Para participar na HUEX Extrema, deve ter uma licença annual UCI emitida poruma federação nacional de ciclismo. Se não for a RFEC, deve apresentar um documento de autorização da federação competente, declarando que está coberto pelo seguro do seu país.

Em caso de não possuir uma licença, todos os participantes devem solicitor uma licença de um dia fornecida pela Federação Andaluza de Ciclismo a um custo adicional de 10 euros. Os participantes que tenham uma licença de cicloturista e que pretendam qualificar-se para classificações e prémios, devem também pagar por uma licença de um dia.

Os participantes que desejem participar na categoria Cicloturista devem terumaLicença de Cicloturista. Se não tiverem tal licença, terão de pagar uma licença de um dia a um custo de 5 euros.

As taxas de inscrição são publicadas na secção REGISTO.

A inscrição no HUEX EXTREMA implica a aceitação das regras e a preparação adequada do participante para o evento, estando ciente das condições geográficas e meteorológicas que se podem encontrar no ambiente onde o evento tem lugar. Neste sentido, o participante isenta a Organização de quaisquer possíveis problemas de saúde que possam surgir da sua participação no HUEX EXTREMA.

Os concorrentes inscritos na corrida compreendem que participam voluntariamente e sob a sua própria responsabilidade no evento, e portanto, exoneram a Organização da corrida de toda a responsabilidade, e concordam em não denunciar/pedir a responsabilidade da entidade organizadora, colaboradores, patrocinadores e outros participantes; nem mover qualquer processo de responsabilidade civil contra as partes acima mencionadas.

50% da taxa de inscrição sera reembolsada quando se verifique uma causa justificada. O corridor pode fazer um seguro de cancelamento no momento da inscrição,afim de receber 100% da taxa de inscrição em caso de cancelamento.

Só serão aceites os pedidos de cancelamento enviados 15 dias antes do evento.

Todos os reembolsos devem ser efectuados no prazo de 30 dias a partir da data de aceitação do pedido.

Uma vez feito o pedido de desistência, esse lugar fica disponível para a Organização, que o transferirá para o candidate no topo da lista de espera nesse momento, caso exista algum.

O dorsal de corridaea só podem ser recolhido no local e nos horários estabelecidos. Para os corredores que não possam recolheros dorsais na sexta-feira, será montada uma tenda na area de partida para recolher os dorsais no sábado das 6:30 às 7:30 da manhã.

O participante sera obrigado a usar o número do dorsal durante toda a corrida, sempre na parte da frente da bicicleta, de forma completamente visível.

Cada dorsal é pessoal e intransmissível. O dorsal deve ser levantado pelo titular do dorsal ou por um terceiro desde que este apresente a autorização expressa do titular e uma fotocópia Do Cartão do Cidadão/ Bilhete de Identidade/ou passaporte.

A cada participante sera atribuído um número de dorsal que sera determinado aleatoriament e em todos os casos, except para os primeiros números que serão determinados pela Organização.

O HUEX EXTREME tem as seguintes modalidades:

  • INDIVIDUAL
  • PARES
  • ESTAFETA, 2 PARTICIPANTES(1ª etapa Cortegana-Paymogo, 2ª etapa Paymogo-Ayamonte) GRAVEL(Cicloturista)
  • E-MTB(Cicloturista

As categorias estabelecidas para cada tipo de EXTREME HUEX serão as seguintes:

  • INDIVIDUAL ABSOLUTO (18 anos e mais.18 anos de idade antes da data da corrida)
  • INDIVÍDUAL ABSOLUTO FEMININO
  • PARCEIRO MASCULINO ABSOLUTO
  • PARCEIRO FEMININO ABSOLUTO
  • PAR MISTO ABSOLUTO
  • EQUIPA DE HOMENS SENIORES
  • EQUIPA SÉNIOR FEMININA
  • EQUIPA SÉNIOR MISTA (2E2)
  • ESTAFETA MASCULINA SÉNIOR
  • ESTAFETA FEMININA SSENIORES
  • ESTAFETA MISTA ABSOLUTA
  • GRAVEL- Cicloturista masculino
  • GRAVEL- Cicloturista Feminina
  • Subcategorias (apenas modo INDIVIDUAL).
  • SUB 23 Masculino (18 a 22 anos de idade, não atingindo a idade de24 anos no ano de referência)
  • SUB 23 Feminino
  • ELITE MASCULINO (23 a 29 anos de idade. Concluídos no ano do concurso)
  • MASTER 60 FEMININO (60 anos de idade ou mais no ano do concurso)

O HUEX MARATHON temas seguintes modalidades deciclodeturismo:

  • INDIVIDUAL
  • GRAVEL E-MTB

A modalida de CICLOTOURISTA não é COMPETITIVA, é uma modalidade recreatival. Esta modalidade não é elegível para prémios e não haverá classificação por categoria.Haverá uma lista de participantes por ordem de chegada.

Serão atribuídos troféus aosprimeiros três finalistas em cada classificação, masculino, feminine e misto.

A ausência na cerimónia deentrega dos troféus sera entendida como uma renúncia aos troféus ou prémios ganhos.Qualquer pedido a outrapessoa paraa recolha de troféus e prémios deve ser conhecida e autorizada pela Organização pelo menos 3 horas antes da apresentação.

É obrigatório o uso de capacete durante toda a corrida e o transporte de um telemóvel com bacteria carregada.

Além disso, os organizadores recomendam aos corredores da HUEX EXTREMA que tragam o seguinte material para poderem completer a corrida:

  • Tambores e/ou sacos estanques para líquidos: Com uma capacidade total minima de 1L.

  • Óculos de sol e luvas específicas.

  • Protector solar: Protecção total

  • Electrólitos e/ou sais minerais.

  • Reserva alimentar: barras, géis, fruta…

  • Mochila adequada: Ao volume do material e ao ritmo da corrida.

  • Peças desubstituição mecânicas para furos.

  • Transportar dinheiroe/ouum cartão de crédito para quaisquer eventualidades que possam surgir.

  • Utilização de dispositivo GPS para seguir o percurso

A corridas erá disputada por categorias com duas partidas separadas.

Para o início,serão estabelecidas diferentes caixas de acordo com o número de participantes e o tipo de participação.

Será formada uma grelha de partida com os participantes mais destacados, à discrição dos organizadores.

Para a modalidade ESTAFETA, o Segundo membro da equipa terá dee sperar pelo seu colega de equipa no local reservado para o efeito,situado perto do posto de refrescamento na cidade de Paymogo.É proibido passer o testemunho com as bicicletas em movimento.

O percurso da corrida sera sinalizado com cal, fita adesiva e sinalização específica criada para a corrida. O percurso da corrida sera publicado no site oficial da corrida.Qualquer alteração ou modificação sera tornado pública pelos mesmos meios.

Cada participante deve seguir todo o percurso marcado, sem saltar os sinais e passando por todos os pontos decontrolo.

É estritamente proibido receber assistência externa ou refrescamentos durante a corrida fora dos pontos fornecidos pela Organização: estes coincidirão com os pontos oficiais de refrescamento da corrida. Domesmo modo, é proibido ser acompanhado por outras pessoas que não estejam registadas como participantes na corrida.

Em cada ponto de refrescamento haverá uma hora de encerramento específica, e é essencial passar antes dahora de encerramento estabelecida para se poder continuar na corrida.

Cada posto de refrescamento terá comida e bebida à disposição, que variará dependendo do quilómetro em que se encontre.Os alimentos e bebidas devem ser consumidos no posto de bebidas em quantidade suficiente para garantir as reservas de energia necessárias parapoder chegar ao posto de bebidas seguinte, except a água,que também pode ser retirada dos tanques e reservatórios transportados pelo corredor.

O dorsal de corrida deve ser usado para utilizar a area de refrescamento.

Os únicos veículos autorizados a seguir a corrida serão os acreditados pela Organização. É estritamente proibido seguir os corredores em qualquer tipo de veículo motorizado ou veículo sobre rodas (patins,bicicletas, etc…), e sera expressa e imediatamente ordenado à Polícia Local que os retirem do circuito. Um “veículo vassoura” estará disponível no final da corrida para recolher corredores que, por qualquer razão,não desejem ou sejam incapazes de seguir a corrida. Os corredores que não estejam em condições de cumprir o horário de encerramento previsto, para o control da actividade, seguindo instruções de qualquer membro da organização, devem entrar no veículo ou abandoner a corrida.

Ao longo do evento haverá várias equipas médicas e desegurança que serão coordenadas com o 112 pela direcção central da HUEX EXTREMA.

Estas equipas serão distribuídas entre os diferentes postos de refrescamento e o corridor poderá solicitor a sua ajuda ou assistência, senecessário.

Controlos médicos aleatórios ou gerais podem ser efectuados em certos pontos. Arecusa de efectuar um check-up ou o desrespeito ao medico ou assistente que o solicite, resultará na desqualificação imediata do participante.

Todos os corredores devem submeter-se ao juízo do medico sempre que este o solicite, prevalecendo a avaliação da equipa médica sobre qualquer outra avaliação, podendo os médicos:

  • Eliminar da corrida (anulando o respetivo dorsal) qualquer corridor que seja considerado inapto para continuar

  • Ordenar a evacuação de qualquer corridor que considerem estar em perigo.

  • Determinar a hospitalização de qualquer participante quando tal for considerado necessário.

Os abandonos devemser efectuados nos Pontos de Controlo. Se, devido a acidente ou ferimento,o corridor for imobilizado e não conseguir chegar a um ponto de controlo,activará a operação de salvamento contactando a organização por telephone através do número de telemóvel de emergência.

Uma vez no posto de refrescamento, o corridor deve informar a pessoa responsável pelo posto de refrescos do seu desejo de abandoner a corrida para que possa cancelar o respetivo dorsal e identificá-lo como tendo-se retirado.

É de notar queapenas nos postos de refrescamento, indicados como pontos com CONTROLO DE RETORNO,haverá meios de transporte para evacuar os corredores que abandonarem a corrida.

Caso o corridor retirado opte por regressar pelos seus próprios meios, deve também informar o responsável pelo posto de reabastecimento do seu abandon paraque possa cancelaro seu dorsal e identificá-lo como retirado, caso contrário a Organização considerá-lo-á como perdido e activará o alarme de salvamento.

Em caso de mau tempo ou de força maior, os organizadores reservam-se no direito de suspender, suprimir ou modificar os horários estabelecidos e/ou a rota da corrida.

A Direcção da Prova, bem como qualquer membro da Organização, controlará a aplicação das Regras e tem poderes para aplicar imediatamente as seguintes penalizações ou desqualificações:

DESCRIÇÃODA FALHA

  • Falha no uso do capacete. Desqualificação.

  • Saída da rota marcada mesmo que não represente um atalho importante,mas for a da rota marcada. Penalização de 10min.

  • Saída do percurso marcado que represente um atalho importante. Penalização de 30min. 1ª advertência.Desqualificação 2º aviso.

  • Acompanhamento por uma pessoa não registada na corrida. Penalização fr 30min. 1ª advertência. Desqualificação 2º aviso.

  • Assistência individual for a do raio de um posto de refrescamento. Penalização de 15min. 1ª advertência. Desqualificação2º aviso.

  • Lixo durante o percurso.Desqualificação.

  • Falha na assistência a uma pessoa em dificuldade (lesão, esgotamento grave, hipotermia, etc.).Desqualificação e proibição de participar em futuras edições.

  • Falha em passer um Ponto de Controlo. Desqualificação.

  • Recusa de se submeter a um control medico ou material. Desqualificação.

  • Remoção ou alteração das marcas estabelecidas pela organização. Desqualificação e proibição de participar em futures edições.

  • Utilização de um meio de transporte. Passar o dorsal a outro corredor. Desqualificação e proibição de participar em futuras edições.

  • Abandono da corrida sem notificar a organização. Desqualificação e proibição de participaremfuturasedições.

  • Falha em percorrer todo o percurso no local marcado pelos organizadores. Desqualificação.

  • Não usar o número do dorsal na parte da frente da bicicleta e num loca lvisível. Advertência+Desqualificação.

  • Ultrapassar o tempo estabelecido pela organização para completer todo o percurso, bem como exceeder os limites máximos de tempo estabelecidos para cada secção.Desqualificação.

A organização declina qualquer responsabilidade pela deterioração,perda, roubo ou destruição do material dos participantes durante o evento.

Em caso de abandon pelo participante,a organização não aceita qualquer responsabilidade por eventuais danos que a bicicleta possa sofrer durante a transferência para o ponto de controlo estabelecido, supervisionando o participante a fixação ao “veículo vassoura” por parte dos operadores.

A organização não aceita qualquer responsabilidade por qualquer acidente do qual o participante possa sera causador ou vítima, que deve ser coberto pelo seguro do próprio participante. No caso de não possuir uma licença, todos os participantes devem solicitor a licença de um dia fornecida pela FederaçãoAndaluza de Ciclismo.

Em caso de acidente, ligar para o número de telephone de emergência na parte da frente do veículo. Não é possível ir a um centro de saúde ou hospital sem notificação prévia, a menos que se trate de um caso de extrema urgência.

A aceitação deste regulamento implica obrigatoriamente que o participante autoriza a TerraIncognitaGlobalSL a tirar fotografias e filmar a sua participação em qualquer uma das modalidades do HUEX EXTREMA, e dá o seu consentimento para a divulgação, exploração comercial e publicitária de todas as imagens recolhidas durante o HUEX EXTREMA, TerraIncognita Global SL reserva para si o direito exclusive à imagem da HUEX EXTREMA, bem como à exploração audiovisual, fotográfica e jornalística do concurso, sem o direito do concorrente a receber qualquer compensação financeira ou outra. Qualquer projecto de comunicação social ou de publicidade deve primeiro ter o consentimento expresso por escrito dos organizadores. Se não for esteo caso, serão tomadas todas as medidas legais consideradas apropriadas.